Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007

Gente

Voltei da freguesia da Serreta na passada sexta-feira depois de oito dias de ausência. Fui à Festa de Nossa Senhora dos Milagres que para mim foi uma surpresa muito agradável e ao mesmo tempo vi coisas que já não via há alguns anos, nomeadamente o fogo de artifício estridente do sábado, a Procissão do Domingo e os toiros da segunda-feira e quarta-feira, intercalados na terça-feira pelo bodo de leite e a Procissão de Santo António que nos deu uma rica merendeira.

Ao mesmo tempo parecia estar noutro planeta que se chama Serreta. O sol  rolava todos os dias enquanto se ouvia que noutras partes da ilha chovia a cântaros. Por isso, eu entendi que as pessoas estavam dizendo que a Procissão tinha pouca gente, isto é, estava inferior aos anos anteriores. No entanto, contei 7 filarmónicas oriundas de: Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Recreio dos Artistas de Angra do Heroísmo, São Sebastião, da Ribeirinha e a da casa que não podia faltar e se portou lindamente estreando uma criança a tocar caixa de rufo.

imagem do Luís Nunes do blog Ideias e Ideais

Ainda bem que não choveu porque assim as mordomas da festa profana puderam usar as suas t-shirts coloridas para cada dia, porque cada dia tinha a sua cor e devia ter algum significado porque a do última dia era preta e a do primeiro era laranja. Havia verde, amarelo, castanho e branco. Ao fim e ao cabo parecia a ser a festa da t-shirt e faltou bem pouco para irem tourear juntamente com o jumento que acompanhava os luso-americanos.

Pela primeira vez estive presente os dias todos da festa e muito tenho a agradecer a quem me hospedou. Se me perguntarem qual foi um dos dias que gostei mais eu digo que foi quarta-feira depois dos toiros na tasca «O Papagaio» onde teve lugar a actuação do grupo "Só Fórró" por iniciativa do dono da tasca e onde reuniu alguns emigrantes e até a Azoriana improvisou umas quadras.



Esta imagem não é na Serreta mas é para vos mostrar que também vestiam a t-shirt verde, tal como o João, o dono da tasca.

E no sábado assistimos ao concerto da Filarmónica Recreio Serretense, no Domingo actuou o conjunto "Amêndoa doce", na segunda-feira foram os "Tinotas", na terça-feira os "Sons Tropicais", se não me falha a memória. Assim se passou mais um ano que desta vez foi comemorativo do 1º centenário da Igreja que data de 1907. Parabéns à comissão do agora Santuário, ao seu Reitor e a quem organizou a 1ª exposição de temas alusivos a esta efeméride que esteve aberta ao público na "Casa dos Romeiros".

Antes de regressar a casa ainda tive oportunidade de ver a capela na zona do Queimado onde Nossa Senhora foi colocada pela primeira vez.

etiquetas:
publicado por futebolgenteetoiros às 23:25
link do post | comentar | favorito
|

Olé!!

pesquisar

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

na bancada

Ainda estou aqui...

Feliz Natal 2012 e Bom An...

Gente na Quinta do Galo -...

Feliz, feliz Natal!

São Martinho especial - 1...

Festas da Cova da Serreta...

São Carlos vem para a Rua...

Gente em Marchas de São J...

Gente em Festa

Retiro dos Cantadores e T...

entre barreiras

etiquetas

ambiente(3)

angra do heroísmo(61)

animais(2)

aniversário(10)

blogactionday(1)

cantoria(2)

carnaval terceirense(2)

catástrofes(1)

destaque(39)

dia histórico(9)

dias comemorativos(18)

estreia(5)

europeu 2008(1)

festas da guarita 2007(2)

futebol(93)

gente(242)

guarita(1)

impérios(3)

jantar de bloggers(2)

luto regional(2)

natal(1)

pezinho da blogosfera(1)

portugal dourado(1)

praia da vitória(6)

rali(1)

sanjoaninas(3)

sanjoaninas 2008(10)

sanjoaninas 2009(2)

são bento(1)

selo(1)

serreta(11)

toiros(53)

tudoportodos(1)

viseu(1)

todas as tags

ºº VÍDEO ºº





Frederico Freitas e Rosa Silva

Cria o teu cartão de visita

ºº VISITANTES ºº

online

Opiniões, comentários
e desabafos aqui
, p.f.

ºº O SELO ºº

Selo 1
Futebol, Gente & Toiros

ou Selo 2


(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no teu blog)



ºº BLOGS ºº



blogs SAPO

subscrever feeds