Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008

Hoje faço 7 anos

“Os ataques de 11 de setembro chamados também de atentados de 11 de setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de Setembro de 2001.

Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.” – Uma notícia que se lê, num relato verdadeiro e de dimensões gigantescas para quem sofreu na pele os atentados de então.

Hoje faço 7 anos a relembrar este episódio terrível que dizimou milhares de inocentes e fez sucumbir as torres gémeas num dilúvio de fumo e pó num chão de horror. Vi esse horror através da televisão. Nessa altura trabalhava e senti o calafrio da tristeza que me fez pensar: um homem também chora. Para quê tanta desgraça? Porque se matam tantos inocentes? Porquê? Não há respostas imediatas. Não há maneira de esquecer este flagelo que fez o mundo todo arrepiar à excepção de quem programou tal acto vil e violento.

Hoje faço 7 anos e estou longe de ser a criança que já fui. Hoje, como ontem, constrói-se o amanhã com o trauma dos flagelos que dissipam vidas e materiais. Há que dar um passo no caminho do bem. As guerras, os actos por maldade humana acendem o pânico e a desventura. Já basta a fúria da natureza, não precisa a fúria do homem querer igualar o que não podemos evitar. Busque-se a paz, a concórdia, o normal funcionamento das espécies. Ponha-se um travão na destruição, no terror e na desgraça arquitetada.

Hoje, elevemos uma prece para que o mundo sobreviva a tantos males. Quantos orfãos, quantos viúvos, quantos sobreviventes com o tormento sempre a pairar na sua mente, a lembrança dos atentados, o grito de dor, o desespero. Tudo isso se passou numa terça-feira. Sendo terça-feira, os voos domésticos nos Estados Unidos transportam poucos passageiros, tornando um voo mais fácil de ser sequestrado. Dos quatro aviões sequestrados morreram, ao todo, duzentos e sessenta e cinco pessoas (passageiros, assistentes de bordo e pilotos). Três mil, duzentas e trinta e quatro pessoas faleceram. Além das Torres Gémeas de 110 andares do World Trade Center, 5 outras construções nas proximidades do World Trade Center e 4 estações subterrâneas de metro foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra acabou desmoronando.

São dados que abalaram o mundo e a dor instalou-se por toda a parte.

publicado por futebolgenteetoiros às 01:24
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Emanuela a 21 de Setembro de 2008 às 22:52
Olá.Passei pra conhecer o teu post do aniversário e vejo que preferiste utilizar o tema na dissertação de um assunto deveras trágico. Infelismente, é um aniversário que não pode ser esquecido, e jamais comemorado.
Abraços

Comentar post

Olé!!

pesquisar

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

na bancada

Ainda estou aqui...

Feliz Natal 2012 e Bom An...

Gente na Quinta do Galo -...

Feliz, feliz Natal!

São Martinho especial - 1...

Festas da Cova da Serreta...

São Carlos vem para a Rua...

Gente em Marchas de São J...

Gente em Festa

Retiro dos Cantadores e T...

entre barreiras

etiquetas

ambiente(3)

angra do heroísmo(61)

animais(2)

aniversário(10)

blogactionday(1)

cantoria(2)

carnaval terceirense(2)

catástrofes(1)

destaque(39)

dia histórico(9)

dias comemorativos(18)

estreia(5)

europeu 2008(1)

festas da guarita 2007(2)

futebol(93)

gente(242)

guarita(1)

impérios(3)

jantar de bloggers(2)

luto regional(2)

natal(1)

pezinho da blogosfera(1)

portugal dourado(1)

praia da vitória(6)

rali(1)

sanjoaninas(3)

sanjoaninas 2008(10)

sanjoaninas 2009(2)

são bento(1)

selo(1)

serreta(11)

toiros(53)

tudoportodos(1)

viseu(1)

todas as tags

ºº VÍDEO ºº





Frederico Freitas e Rosa Silva

Cria o teu cartão de visita

ºº VISITANTES ºº

online

Opiniões, comentários
e desabafos aqui
, p.f.

ºº O SELO ºº

Selo 1
Futebol, Gente & Toiros

ou Selo 2


(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no teu blog)



ºº BLOGS ºº



blogs SAPO

subscrever feeds